Fuso Horário do Brasil


Em razão da dimensão continental do território brasileiro, o país possui mais de um fuso horário. As extremidades do território brasileiro (de leste a oeste) ficam a uma distância de 4 319 km, abrangendo três fusos horários.

Existiam quatro fusos, mas a partir do dia 24 de junho de 2008, o Brasil passou a ter três fusos, regulamentados segundo a Lei n° 11.662 de 24 de abril de 2008.
Desse modo, o país possui um fuso numa região das ilhas oceânicas, onde se encontra, por exemplo, o arquipélago de Fernando de Noronha, constituído por 21 ilhotas.
Além de mais dois fusos na parte continental do Brasil.

O primeiro fuso continental abrange todos os Estados da região Sul, Sudeste e Nordeste, além dos Estados de Goiás, Tocantins, Pará e Amapá. Já o segundo, abrange os Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Acre, Amazonas e Roraima.
Há inconvenientes gerados por essa diferença de horário, pois se um morador de Fernando de Noronha acordar às 6 horas da manhã e telefonar para um amigo que mora no Estado do Acre, ele provavelmente o incomodará, pois nessa região serão 4 horas da manhã, quando provavelmente as pessoas estão dormindo.

Todos os fusos brasileiros se encontram a oeste do Meridiano de Greenwich, portanto as horas estão atrasadas em relação a esse referencial.
O horário oficial do Brasil é o de Brasília, que está no primeiro fuso continental.
Por Eduardo De Freitas

Fonte:

Mundo da Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário