FONTES DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA


 Conceito

Fontes que divulgam informações relativas ao ambiente físico da terra, seus recursos naturais e abordagens política, econômica, social e histórica das relações homem-terra. A disseminação de informações geográficas é feita em diferentes tipos de fontes, que variam desde os mais antigos, os diários com relatos individuais de viagens e explorações, aos modernos recursos com as novas tecnologias da informação como os "sites" disponibilizados na Internet.

Tipologia

1. MAPAS, ATLAS

Os Mapas constituem a representação, sobre um plano, em escala reduzida, da superfície da terra ou parte dela.

Atlas - referem-se a uma coleção de mapas, cartas ou lâminas que retratam uma estrutura física. Podem conter pranchas, gravuras, tabelas, acompanhados ou não de texto descritivo. Ex.: Atlas geográfico (aspectos físicos da terra); Atlas de anatomia (sistemas do corpo humano); Atlas astronômico (retratam estrelas, planetas)

Os mapas pode ser considerados como gerais (abrangem a um tempo, a representação de múltiplos aspectos, isolados ou combinados, como geografia física, política) e especiais (voltados a temas específicos, como políticos, econômicos, climatológicos)

Tipos de mapas:
a) Mapa topológico - representa as altitudes da terra.
b) Mapa físico - indica a configuração física da terra, distribuição de recursos naturais ou artificiais (relevo, bacias hidrográficas, etc.)
c) Mapa histórico - representa situações ocorridas em épocas passadas, como: fronteiras políticas antigas, rotas de guerras e dos comércio dos tempos passados.
d) Mapa político - representa as divisões geográficas determinadas politicamente: fronteiras geográficas estabelecidas por leis nacionais, estaduais e locais; acordos entre países (divisão territorial do Brasil)
e) Mapa rodoviário - representa as ruas e estradas de determinadas regiões geográficas
f) Mapa temático - destaca determinados elementos, como a distribuição, localização e/ou tamanho de recursos naturais, clima, vegetação, população, etc. (mapa antropológico que indica a distribuição e tamanho de tribos; mapa da produção hidroelétrica que indica a localização e capacidade de usinas)
g) Mapa marítimo - ou carta náutica - indica fenômenos que ocorrem nos mares e oceanos, como profundidade, leito oceânico, existência de rochas, faróis, etc)

Avaliação - aspectos a serem considerados
a) Finalidade - de caráter geral ou especializado.
b) Público a que se destina
c) Projeção - exatidão da área
d) Convenções - explicações, legendas
e) Escala: para facilitar comparação - com ou sem indicação
f) Impressão tipográfica - tipos nítidos, variados
g) Grafia dos nomes - traduzidos, vernáculo
h) Autoridade - lista de editores, obra individual, obra coletiva
i) Fontes bibliográficas - indicação

j) Data - da elaboração e edição, forma de atualização, copyright
k) Índice - para facilitar a localização de detalhes nos mapas: em anexo, volume a parte, informações adicionais (pronúncia dos nomes, população)
l) Processo de localização nos mapas - coordenadas indicadas por letras e números nas margens; por latitude e longitude.

Elementos de destaque:
a) projeção - diferentes maneiras de como se dispõem os paralelos e meridianos que servem de fundo e de base ao traçado dos mapas.
b) escala - relação entre as proporções reais e as que estão representadas.
c) convenções - símbolos ou cores que representam os fatos geográficos. Considerados como "alfabeto" da cartografia. Ex;: azul (água); cores graduadas do amarelo ao alaranjado e ao castanho (elevações progressivas); pontos - ð o . - que indicam as cidades segundo a importância ou tamanho); grama de cores (vegetação); traçados interrompidos (fronteiras); linhas cheias ou duplas (rodovias, ferrovias); hachuras (altitudes, curvas de nível - espaçamentos e tamanhos correspondendo a declives maiores ou menores)

Globos Terrestres
Globo - modelo esférico da terra (globo terrestre) e do céu (astronomia - globos celestiais). O mais antigo globo terrestre de Martinho Behaium, 1492. Evolução histórica: decorrente da necessidade do homem determinar locais tabletes de argila na Babilônia; aperfeiçoamento no preparo dos mapas com os gregos; maios expansão com a imprensa - impresso em xilogravura, gravação em cobre, globos, atlas; técnicas modernas - projeção, fotos aéreas, terceira dimensão, programas de computador, acesso a "sites" na Internet.

2. DICIONÁRIOS GEOGRÁFICOS - GAZETTEERS

São dicionários de nomes e lugares úteis para identificar grafia, pronúncia, localização e outras informações, como população, área, altitude, etc.
"WEBSTER'S NEW GEOGRAPHICAL DICTIONARY" (1ªed.1949)
"DICIONÁRIO GEOGRÁFICO BRASILEIRO" (Ed.Globo)


3. GUIAS DE VIAGENS

Fontes que serevem como guias para viagens e turismo que incluem mapas e informações sobre locais como clima, flora, hotéis, museus, pontos turísticos. São elaborados por agências específicas, automóveis-clubes, de maneira atualizada e com revisões periódicas.
"GUIA BRASIL QUATRO RODAS"
"GUIA NEW YORK DE COMPRAS". "FODOR'S", 'FROMMER'S", "MICHELIN", "SUMMUS"


4. OUTRAS FONTES DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS

Além dos registros cartográficos, outras fontes podem ser consultadas para informações geográficas, como: enciclopédias ("Enciclopédia Mirador"); textos-padrão (manuais introdutórios); glossários ("Dicionário geológico-geomorfológico", de A T.Guerra); diretórios ("Orbis greographicus"); publicações seriadas ( "Revista Geográfica Universal"); fontes estatísticas (anuários elaborados pela Fundação IBGE)

Fonte:

Departamneto de biblioteconomia e Documentação USP

4 comentários:

  1. Boa tarde, sou aluna de Biblioteconomia, e gostaria de pedir que fosse corrigida a referência a fonte de quem elaborou este artigo, a citação correta é: PASSARELLI, Brasilina. Fontes de informações geográficas. Disponível em:

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir