ZOOGEOGRAFIA: REGIÕES E SUA FAUNA


Zoogeografia é a ciência que estuda e trata da distribuição geográfica das espécies dos animais na Terra, tanto os atuais como os fósseis. Divide o planeta em seis regiões faunísticas diferentes, sendo que cada uma delas apresenta uma fauna típica, endêmica. Tais regiões são separadas entre si por barreiras climáticas e topográficas.
Sclater (1858) utilizou um sistema de regiões por determinadas famílias de aves (foi ele quem também descreveu o ocapi). Wallace (1876) modificou o modelo de Sclater e o aplicou aos vertebrados, dividindo os continentes em 6 regiões. Estes domínios estão separados por barreiras oceânicas e por cinturões de temperatura.

  • Região Neártica (Neartic Region): compreende a América do Norte e a Groenlândia, com animais como alce, bisão-americano, caribu, coiote, lebre, lince, lobo, marmota, rena, urso etc.
  • Região Neotropical (Neotropical Region): compreende as Américas Central e do Sul, com alpaca, guanaco, lhama e vicunha, anta, arara, jaguatirica, lobo-guará, macaco, onça, preguiça, tamanduá, tatu etc.
  • Região Paleártica (Palearctic Region): compreende a Europa, Norte da África e quase toda a Ásia (exceto a Índia e Sudeste Asiático e parte norte da Polinésia), animais como camelo e dromedário, bisão-europeu, chital, porco-espinho, raposa-ártica, rena, topeira, urso-polar, veado, yak etc.
  • Região Etiópica (Ethiopian Region): compreende o Continente Africano (exceto a região norte), tendo exemplares como girafa, ocapi e diversas espécies de antílopes, também avestruz, chimpanzé, elefante-africano, gnu, gorila, hiena, hipopótamo, leão, leopardo, rinoceronte-africano, suricata, zebra, entre muitos outros.
  • Região Oriental (Oriental Region): compreende a região da Índia, do sudeste asiático e o norte da Polinésia, com búfalo-asiático, faisão, elefante-asiático, orangotango, pavão, rinoceronte-indiano, rinoceronte-de-sumatra, tigre, etc.
  • Região Australiana (Australasian Region): compreende a Oceania (Austrália e Nova Zelândia) e algumas ilhas do sul da Polinésia, com animais marsupiais como canguru e coala, kiwi, diabo-da-tasmânia, tigre-tasmâniano, papagaio-kea e as duas únicas espécies sobreviventes de monotremados, o equidna e o ornitorrinco.
Fonte:



2 comentários:

  1. Respostas
    1. Seria bem interessante para mim também, o problema é que eu estou aqui para fazer um maldito trabalho que mais parece um TCC

      Excluir