Linha do Equador



Marco Zero em Macapá, capital do Amapá


Linha imaginária responsável por dividir o globo terrestre em dois Hemisférios, a linha do Equador possui mais de 40 mil quilômetros de extensão, presente em toda a circunferência da Terra.

O estabelecimento da linha do Equador proporcionou a divisão da Terra em: Hemisfério Sul, também conhecido como meridional ou austral e Hemisfério Norte, também denominado setentrional ou boreal. Essa divisão é importante para os estudos geográficos, além de proporcionar uma referência para a localização de um determinado local, através da latitude (tendo como referência a linha do Equador) e a longitude (obtida através do meridiano de Greenwich).

A distância de qualquer ponto da superfície terrestre em relação à linha do Equador recebe o nome de latitude, sendo estabelecida em graus. A linha do Equador é o marco inicial, representado como 0°. A partir do marco 0°, temos a latitude norte (N) e a latitude sul (S), que medem até 90°.

Vários países são “cortados” pela linha do Equador:

África: São Tomé e Príncipe, Gabão, Congo, República Democrática do Congo, Quênia, Somália e Uganda.

América do Sul: Brasil, Colômbia e Equador.

Ásia: Indonésia e Maldivas.

Oceania: Kiribati.

No Brasil, essa linha imaginária está presente nos estados do Pará, Roraima, Amazonas e Amapá. Macapá é a única capital brasileira “cortada” pela linha do Equador.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia.

Fonte:

Mundo da Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário