Centro Universitário de Belo Horizonte utiliza solução de geotecnologia para suportar plano de expansão


Com planos de expansão de seus campi, o Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) tinha o desafio de tomar decisões complexas a partir de uma análise detalhada do perfil socioeconômico e da distribuição dos estudantes na região metropolitana de Belo Horizonte. Dentro deste contexto, surgiu a decisão de iniciar um projeto de geomarketing por meio de uma parceria com a Imagem, líder no mercado latino-americano de Sistemas de Informações Geográficas (GIS).

Projeto de geomarketing foi desenvolvido em parceria com a Imagem, líder no mercado latino-americano de Sistemas de Informações Geográficas (GIS)

Para atender o escopo do projeto, a Imagem implantou o sistema ArcGIS da Esri (empresa norte-americana líder mundial no setor e representada no Brasil com exclusividade pela Imagem) selecionada pelo curso de geografia do UniBH como a mais adequada para fazer esse tipo  de análise a partir de um mapeamento completo e personalizado. “A geotecnologia nos auxiliou na definição do local para construção de um novo campus, com inauguração prevista para 2013”, afirma Julio Giovanni, coordenador do Curso de Geografia da UniBH.

Em relação aos três campi que já estão em operação na cidade de Belo Horizonte, o projeto também permite à universidade coletar informações referentes à localização de alunos matriculados, tempo de deslocamento dos estudantes de suas casas ao campus e até localização de outras instituições de ensino, além de identificar mais facilmente regiões com maior potencial de resultados em campanhas de marketing que captem mais alunos para a instituição.

“Pudemos observar os resultados no segundo semestre de 2012, pois o mapeamento indicou os melhores pontos da cidade para distribuição das propagandas do vestibular, o que gerou aumento significativo de inscritos para realização da prova e comprovou o quanto uma ação regionalizada pode ser eficiente”, complementa Júlio Giovanni.


Sobre a Imagem
Fundada em 1986, a Imagem é líder do mercado de Sistemas de Informações Geográficas (GIS), com 25% de participação no setor. A empresa oferece um portfólio completo de Inteligência Geográfica que reúne plataforma GIS da Esri (empresa norte-americana líder no setor), conteúdo geográfico (base de mapas StreetBase da Imagem, que abrange todas as cidades brasileiras, além de serviços temáticos para apoio à tomada de decisões); e GIS aplicado ao negócio (consultoria e implementação de sistemas). A Imagem possui clientes de todos os setores: governo (municipal, estadual, federal), utilities (energia, óleo e gás, saneamento), meio ambiente, mineração, agrobusiness, transportes, telecomunicações, segurança pública e defesaSediada em São José dos Campos (SP), a Imagem possui escritórios regionais e uma ampla rede de parceiros no país. Mais informações em www.img.com.br.  

Sobre o UniBH

Com 48 anos de tradição, o UniBH possui mais de 40 cursos de graduação nas modalidades bacharelado, licenciatura e tecnologia, cinquenta cursos de pós-graduação lato sensu. São 15 mil alunos dos campi Estoril, Antônio Carlos e Lourdes. A Instituição, mantida pelo Instituto Mineiro de Educação e Cultura UniBH S.A (IMEC), consciente de sua responsabilidade social, desenvolve projetos de pesquisa e extensão que beneficiam a comunidade. Com esse mesmo objetivo, o UniBH é participante do ProUni e, buscando o aprimoramento do seu corpo discente e docente, promove intercâmbio acadêmico de alunos e professores com universidades estrangeiras.

Colaborador:

Wagner Hiroi
Medialink Comunicação - Assessor de Imprensa






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