Disponível novo informativo sobre IDE na América Latina


Se encontra disponível o informativo de março de 2013 sobreInfraestruturas de Dados Espaciais (IDE) na América Latina e Caribe, em português, espanhol e inglês. Para baixar a versão em português, clique aqui.
Auxiliando o acesso gratuito à informação sobre IDE aos usuários, aAssociação para a Infraestrutura Global de Dados Espaciais (GSDI)tem disponibilizado boletins sobre IDE na África, América Latina e Caribe (IDE-LAC), e Ásia e Pacífico (IDE-AP).
O boletim IDE-LAC se concentra em aspectos das IDEs e dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG), sensoriamento remoto e administração de dados na América Latina e Caribe relacionados com IDE. Busca criar consciência, prover informação útil para o fortalecimento de iniciativas nacionais de IDE e apoiar a sincronização de esforços regionais.
O Instituto Panamericano de Geografia e História (IPGH), entidade membro da GSDI, e o Comitê Permanente para a Infraestrutura de Dados Espaciais das Américas (CP-IDEA) promovem o desenvolvimento de IDE na região. O boletim é preparado pelo IPGH para a GSDI.
SDI-LAC em português
A versão em português do boletim IDE-LAC teve sua primeira publicação entre novembro de 2007 e fevereiro de 2009, e desde agosto de 2011 está sendo novamente publicada, graças a um grupo de voluntários localizados em vários estados do Brasil, nos Estados Unidos e Canadá.
Destaques: Neste número do IDE-LAC o segmento de IDEs Globais e Regionais compreende notas sobre o Plano de Ação Conjunto 2013-2015 para desenvolver as IDEs das Américas; a Convocatória de Casos de Estudo da UN-GGIM; o Wokshop de Futuros Produtos GEOSS; Earth Networks proverá alertas de clima severo para o Haiti; O canto do ILAF OGC; o Landsat 8 lançado com êxito; e o Workshop de Sensoriamento Remoto para observar mudanças globais da Antártica. A seção IGS inclui comentários sobre a renovação para a associação do IGS; e o sucesso de aceitação da publicação da IGS 120 Tesis. A divisão de IDEs Nacionais informa sobre o Seminário da IDE-EPB em Cochabamba, Bolívia; a IDE dos Ríos de Chile; a vinculação da Governança do Putumayo à ICDE, Colômbia; e a primeira capacitação comunicada pela IPDE em SIG, Panamá.
Os Artigos e Publicações incluem comentários sobre uma entrevista de Santiago Borrero em GIM Internacional; o documento de melhores práticas “Anotações semânticas nos padrões da OGC”; o Catálogo mexicano de termos genéricos do relevo submarino; uma publicação sobre adaptação à mudança climática em Granada; e o valor econômico dos dados de observação da Terra. As Pesquisas e Aplicações Geoespaciais destacam a Mapoteca Digital da Biblioteca Nacional da Colômbia; o último Mapa Global de Áreas de Risco; a recente atualização dos serviços de mapas de ArcGIS World; e a Plataforma de Conhecimento para o Desenvolvimento Sustentável: Biodiversidade e Ecosistemas. A seção de Oportunidades de Capacitação e Financiamento contém anúncios internacionais, entre eles, a Convocatória para Projetos Panamericanos de Cooperação Técnica 2014; e o workshop de Cartografia Web para IDEs Nacionais na Bélgica. Finalmente, na última partição relacionam-se Eventos nas Américas.

Fonte:
MundoGeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário