Mitologia Egípcia


Nas diversas mitologias existentes no mundo é de lei existir duas grandes forças que se opõe, o bem e o mal. Na mitologia egípcia existe duas irmãs que muitas vezes são vistas personificando essas duas forças.

Na mitologia egípcia, Néftis é conhecida como a senhora do lar, senhora do mundo invisível, senhora do templo, senhora das terras inférteis, deusa da proteção e deusa dos mortos. Era filha de Geb e Nut e irmã de Isis, Osíris e Seth.

A deusa Néftis muitas vezes é vista como mãe de Anúbis ( deus dos embalsamentos e túmulos), ela teria seduzido seu irmão Osíris se metamorfoseando em sua irmã Isis. Pois, seu marido e irmão o deus Seth era estéril, logo os dois juntos não poderiam conceber um filho e Néftis ansiava por um filho, para isso assumiu o lugar de sua irmã Isis e deitou-se com Osíris dessa relação nasceu Anúbis. Outras vertentes apontam que ela apenas teria adotado Anúbis, logo ele não seria filho de Osíris e Néftis.

Néftis geralmente é representada como uma mulher, vestindo um longo vestido e em sua cabeça usa um Hieróglifo de seu nome como coroa. Ela aparece nos textos das pirâmides e no Livro dos mortos, mas talvez por ela ter um papel subordinado a Isis, não havia cultos ou templos dedicados a ela. 

Néftis juntamente com Ísis era vista como a representação dos dois lados (Bem e o Mal), sendo Ísis representando o lado do bem e Néftis o do Mal. Apesar disso, não parece que os egípcios a temiam como uma deusa ruim, já que foram encontrados estátuas dela na cabeceira da cama para ajudar as mães na hora do parto.

Muitas vezes, Néftis aparece associada com Isis e no contexto funerário elas protegem o morto. Isis vai a frente do morto protegendo seus pés, Néftis vai atrás protegendo a cabeça. Segunda a mitologia, Néftis chorou com sua irmã pelo falecimento do deus Osíris. Dentro das tumbas a deusa aparece como protetora dos mortos e dos vasos canópicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário