Os 4 maiores gargalos do transporte marítimo mundial!

 4 maiores gargalos do transporte marítimo mundial!


Estreito de Ormuz: a passagem marítima entre o Golfo Pérsico e o Golfo de Omã, que leva ao Oceano Índico é o gargalo mais crítico para o transporte de petróleo e gás natural. Com 167 km de comprimento e 3 km de largura, cerca de 25% do transporte mundial marítimo de petróleo e 30% de gás natural liquefeito passa pelo Estreito de Ormuz. Durante a guerra entre Irã 🇮🇷 e Iraque 🇮🇶, de 1980 a 1988, os dois países tentaram dificultar as exportações de petróleo do adversário agindo no estreito. Teerã já ameaçou diversas vezes intervir no transporte de petróleo no estreito como retaliação às sanções estadunidenses contra o país.

Estreito de Malaca: com 900 km de comprimento, é o principal gargalo da Ásia e uma das rotas marítimas mais congestionadas. Liga o continente ao Oriente Médio e à Europa, e por ele passam cerca de 40% do comércio mundial. Mais de 100 mil navios o atravessam por ano. Em seu ponto mais estreito, em Sungapura 🇸🇬, ele tem apenas 2,7 km de largura, criando um gargalo natural e uma área propícia a colisões, encalhamentos ou derramamentos de óleo.

Canal de Suez: passagem aquática artificial conecta o Mediterrâneo ao Mar Vermelho e evita que os navios tenham que passar pelo Cabo da Boa Esperança, na África do Sul 🇿🇦, economizando cerca de 8,9 mil km da viagem marítima. O Egito 🇪🇬 o expandiu em 2014, o que permitiu praticamente dobrar o número de navios que podem usá-lo por dia, de 49 para 97. Apesar disso, alguns superpetroleiros não podem utilizá-lo, tendo que descarregar parte do óleo em navios menores e depois serem recarregados na outra ponta. Cerca de 12% do volume do comércio global passou pelo canal em 2020, com um recorde de 18.880 navios, levando mais de 1 bilhão de toneladas de carga.

Canal do Panamá 🇵🇦: com 80 km de extensão, ele atravessa a parte mais estreita do país americano e conecta os oceanos Atlântico e Pacífico. É uma das rotas mais congestionadas do transporte marítimo, por onde passa cerca do 5% comércio mundial. Cerca de 14 mil travessias foram feitas no canal em 2020. Em 2016, o Panamá inaugurou uma expansão que custou US 5,4 bilhões. #geografiageral #educadf

Nenhum comentário:

Postar um comentário