[OS QUATRO BRASIS]📚✏
Regionalização brasileira. Vamos falar agora da regionalização de Milton Santos e Maria Laura Silveira, os Quatro Brasis.
__
Esta regionalização tem como critério a permeabilidade do meio técnico-científico-informacional - ou seja, o quão presentes são a técnica, a ciência e a informação no território.
__
Com base nestas diferenças, Milton Santos estabeleceu quatro áreas, da mais tecnificada para a menos tecnificada: Concentrada; Centro-Oeste; Nordeste; e Amazônia. Confira-as a seguir! 😉
__
📌CONCENTRADA:
É a soma das regiões Sudeste e Sul do Brasil, que "concentra" a densidade técnica, espacial, financeira e econômica do território - especialmente São Paulo e Rio de Janeiro. Nesta área, estão os "espaços iluminados" que aglomeram as maiores empresas, indústrias e redes de transporte, comunicação e finanças do país.
__
📌CENTRO-OESTE:
Com exceção do Tocantins, é exatamente igual a do IBGE. De ocupação recente, destaca-se o agronegócio mecanizado, que dada sua importância, recebe grande fluxo do meio técnico-científico-informacional.
__
📌NORDESTE:
Ao contrário do Centro-Oeste, o Nordeste possui povoamento antigo, apesar de a introdução do meio técnico-científico-informacional ocorrer apenas de forma pontual, pouco densa e concentrada no litoral. No geral, sobretudo no sertão e no meio norte, há baixa densidade técnica.
__
📌AMAZÔNIA:
A Região Amazônia está no polo oposto à Região Concentrada, sendo a menos tecnificada do país. Apresenta baixa fluidez de comunicação, transporte e circulação, caracterizando os chamados "territórios viscosos", sendo o transporte hidroviário um grande dificultador de integração.
__
//Siga ➡️ @geography.planet (no Instagram).
Nenhum comentário:
Postar um comentário