Kagutsuchi - O Deus Japonês do Fogo
De acordo com a mitologia xintoísta , Kagutsuchi é um dos filhos de Izanagi e Izanami, os irmãos deuses responsáveis pela criação das primeiras ilhas japonesas e que geraram muitos dos primeiros deuses.
Na hora do parto de Kagutsuchi, os órgãos genitais da deusa Izanami pegaram fogo, e isso levou-a à morte. Izanagi ficou perturbado com a perda de sua esposa, e num ato de fúria sacou a sua espada mágica , e cortou Kagutsuchi em oito pedaços, que originaram oito vulcões. O sangue de Kagutsuchi, que respingou da espada de Izanagi e também o seu cadáver originaram várias divindades, e alguns estudiosos debatem quem é o pai dessas crianças - alguns dizem que Izanagi, outros afirmam que é Kagutsuchi .
O nascimento de Kagutsuchi acontece no final da criação do mundo e demarca o início da morte. Em uma das fontes que contém o mito, Izanami em seu leito de morte, dá também a luz à deusa água Mizuhame, com a função de pacificar Kagutsuchi caso ele se torne violento.
A interpretação do mito em que Kagutsuchi queima a mãe, pode ser entendido como uma forma de explicar os períodos de seca nas plantações agrícolas. Izanami era vista como deusa da terra. Como um tema recorrente através da mitologia mundial, a deusa mãe-terra segue o mesmo curso geral e completa o ciclo de vida e morte. Nesse sentido, Kagutsuchi é a divindade da mudança agrícola, não uma divindade do fogo . Sua morte pelas mãos de seu pai, simboliza o fim de uma seca severa.
/Circe
Nenhum comentário:
Postar um comentário