A HISTÓRIA DE AMOR POR TRÁS DO TAJ MAHAL
Saiba mais sobre a obra que é marcada pela beleza e simetria! O Taj Mahal está localizado na cidade de Agra, Índia, junto ao rio Yamuna. Agra está cerca de três horas da capital, Nova Déli.
O Taj Mahal levou cerca de 20 anos para ser construído. A construção teve início em 1631 e foi concluída em 1648. O monumento foi feito em mármore branco e pedras preciosas (jade, ametista, turquesa, lápis-lazúli, cristal, ouro) e contou com a força de mais de 20 mil homens.
Taj Mahal tem início em meados do século XVII, quando o imperador mongol Shan Jahan ordenou sua construção para honrar a memória de sua terceira esposa: Aryumand Banu Begam.
Begam era uma princesa persa e a preferida do imperador. Eles se casaram em 1612 e ficaram juntos por 19 anos. Ela morreu ao dar à luz ao 14.° filho do casal.
Sua morte o abalou tanto que Jahan teve a necessidade de homenagear sua bela esposa. Assim, esse luxuoso mausoléu representa uma das maiores provas de amor do mundo. O local ainda apresenta um belo jardim em todo seu entorno. Além disso, foi construído um imenso espelho de água o qual reflete a beleza do mausoléu.
Shah Jahan morreu pouco depois da conclusão do Taj Mahal, em 1666. Ele foi sepultado dentro do mausoléu, ao lado de sua esposa.
história do Taj Mahal tem inspirado muitos artistas pelo mundo. Um deles é o cantor brasileiro Jorge Ben Jor que lançou a música com o nome do mausoléu, em 1972. Confira abaixo um trecho da canção:
“Foi a mais linda
História de amor
Que me contaram
E agora eu vou contar
Do amor do príncipe
Shah-Jahan pela princesa
Mumtaz Mahal.”
Para concluí-lo, foram necessários 22 anos, 20 mil homens e mil elefantes, responsáveis por carregar o mármore usado na obra. Com medo de que os construtores do mausoléu construíssem algo parecido, diz a lenda que depois de concluído o imperador pediu para cortar suas mãos e cegar todos eles. O mausoléu tem 580 metros de comprimento, 300 de largura e uma cúpula de 73 metros, equivalente a um prédio de 20 andares. O conjunto inclui um espelho d’água, que divide um imenso jardim em quatro partes.
Pensando nisso, confira 4 curiosidades sobre a construção.
1. Seguro contra queda
Quatro torres de 41 metros de altura cercam o mausoléu. A partir delas, todos os dias, são anunciadas em voz alta cinco chamadas à oração. Esses minaretes foram construídos ligeiramente inclinados para fora. Se eles desabassem, não cairiam sobre as sepulturas.
2. Caligrafia esperta
Nas paredes, encontram-se elementos da arte islâmica, como a caligrafia de trechos do Alcorão, elementos geométricos abstratos e representações de plantas e flores. Os textos ficam maiores e mais espaçados na medida em que estão mais altos. Com isso, a capacidade de leitura é sempre a mesma.
3. Tumbas vazias
Ricamente decorada, a sala principal do edifício abriga um memorial em homenagem ao imperador e sua mulher. A luz do sol, que simboliza a presença de Alá, atravessa as paredes, feitas de mármore branco perfurado. Para construir o edifício, o imperador encomendou mármore do Rajastão, que tem uma característica singular: parece rosa pela manhã, branco à tarde e leitoso à noite.
4. Tumbas ocupadas
Como a tradição islâmica evita túmulos cheios de adereços, os corpos do casal repousam em uma câmara simples, no piso inferior do mausoléu. O marido fica à direita, e os dois têm os rostos virados para Meca, a cidade sagrada dos muçulmanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário